quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

TQQ

A rotina de ida aos escritórios mudou desde o retorno ao trabalho presencial, em 2022. O trabalho remoto no período da pandemia deu lugar ao trabalho híbrido ou, em muitos casos, 100% presencial, forçando a retomada dos escritórios.

Mais recente, as empresas apertaram o cerco e passaram a requisitar a presença dos funcionários em mais dias da semana, em regimes de, geralmente, 3 dias no escritório e 2 dias em casa (em alguns casos, é liberado trabalhar de casa apenas 1 dia por semana). Com apenas dois dias de trabalho remoto, naturalmente as pessoas tem optado por trabalhar de casa nas segundas e sextas-feiras, por facilidade de emendar o ritmo do final de semana e, em muitos casos, evitar os picos de trânsito típicos desses dias. Assim há uma preferência por trabalhar presencialmente às terças, quartas e quintas-feiras.

E, assim, surgiu uma nova gíria corporativa, a TQQ, sigla criada para "terça, quarta e quinta-feiras".

Segundo a Forbes, a TQQ é uma das tendências para o trabalho em 2024.

Uma reportagem do G1 traz algumas estatísticas interessantes sobre a adoção da TQQ:

  • Um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo(CET-SP) mostra que em 2023 a quinta-feira passou mais quilômetros de congestionamento do que a sexta-feira: quinta tem média de 341 quilômetros parados, contra 321 quilômetros na sexta. As segundas e sextas-feiras passaram a ter um volume de trânsito inferior aos demais dias da semana. Isso era muito perceptível em 2022 e no início de 2023.
  • Segundo dados de agosto de 2023 da consultoria Robert Half, 38% dos trabalhadores passariam a procurar emprego se fossem convocados a retornar ao presencial nos cinco dias da semana. 33% das empresas voltaram ao regime antigo, com 100% de presença, enquanto o modelo híbrido é a maioria, adotado por 59% das empresas. Apenas 8% estão em esquema totalmente remoto.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário