quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Porque o Trabalho não acontece no Trabalho?

Nesta palestra do TEDx chamada "Why work doesn't happen at work" ("Porque o Trabalho não acontece no Trabalho"), Jason Fried apresenta algumas idéias provocativas sobre porque o ambiente de trabalho não é um lugar produtivo na maioria das vezes.

No começo da palestra ele já questiona, provocativamente: "Se você perguntar: onde você realmente precisa ir quando tem que fazer algo bem feito? (...) Você quase nunca escuta alguém dizer o escritório."

Segundo Jason, o nosso dia de trabalho ("work day") na verdade é formado por vários "momentos de trabalho" ("work moments"), pois na verdade o todo tempo sofremos interrupções e distrações que impedem o trabalho e a concentração contínuas. Estas paradas, na sua opinião, são causadas pelo ambiente de escritório. Estas interrupções também são responsáveis pela sensação de não ter feito nada no final do dia, pois graças a elas acabamos realizando dezenas de pequenas tarefas e nenhum trabalho significativo. E é para evitar essas distrações frequentes que as pessoas escolhem trabalhar em casa ou em horários alternativos no escritório (bem cedo pela manhã ou tarde da noite, quando não há mais ninguém).

Ele também define os dois principais problemas no ambiente de trabalho, que chama de "M&Ms": "Managers and Meetings" (os Gerentes e as Reuniões), pois frequentemente causam interrupção do trabalho.



A crítica do Jason Fried é bem típica dos americanos: eles odeiam ser interrompidos durante o trabalho. É algo cultural: nós brasileiros, por outro lado, adoramos socializar durante o trabalho, fazer uma paradinha para o café ou o cigarro, ou para contar uma piada.

O Jason também peca ao associar o escritório com a baixa produtividade causada pelas interrupções. Ele mesmo diz: "reuniões e gerentes são dois grandes problemas nos negócios hoje, especialmente em escritórios. Essas coisas não existem fora do escritório". Grande engano !!! Hoje em dia, mesmo quem trabalha remotamente é constantemente bombardeado por e-nails de cobrança de seus gerentes - que, justamente pela distância, sentem-se mais inseguros e aumentam a cobrança em cima dos trabalhadores remotos. Tente não responder uma mensagem do seu gerente pelo "comunicador instantâneo" da sua empresa, pelo seu e-mail ou smartphone. Pior ainda se o seu gerente já usa WhatsUP!

Além do mais, as "conference calls" há muito já substituíram as reuniões. Eu mesmo já vivenciei diversas situações em que, por conta de um conference call com todo o time regional ou global, mesmo pessoas do mesmo time que compartilhavam o mesmo escritório participavam cada um de sua mesa e seu telefone, sem necessidade de uma sala de reunião.

De qualquer forma, é inegável que o trabalho remoto e o home office nos possibilita um ambiente com menor interrupção e, consequentemente, maior concentração e melhor produtividade. No home office, nós conseguimos ter maior controle sobre as interrupções e momentos de pausa. Isto depende, principalmente, da nossa disciplina, enquanto muitas das interrupções em um ambiente de escritório são involuntárias e incontroláveis, pois são realizadas por terceiro. Isso sem falar na questão do barulho, que  normalmente pode ser mais facilmente controlado em um home office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário