quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Boas festas! (em casa) (com memes)

Chegamos ao final de 2021, ou melhor, encerramos a "segunda temporada de 2020". Tempo de celebração e de reflexão!


Esse foi mais um ano em que uma parcela do mercado de trabalho esteve em home office e, nos últimos meses temos visto algumas empresas retornarem ao escritório - ou no modelo hibrido ou retornando definitivamente ao modelo de trabalho antigo, 100% presencial. Embora a pandemia do COVID-19 continue nos assombrando, com novas variantes, estamos com expectativa de que a vida está voltando a normalidade.

A lição que esses dois anos de pandemia nos deixa é que sim, o regime de trabalho remoto é viável, e isso foi testado e aprovado na prática. As empresas continuaram operando mesmo quando precisaram mover toda a sua força de trabalho para o home office. É claro que a transição não foi fácil, e nunca é. Mas, graças ao stress adicional causado pelo isolamento social, a saúde mental dos funcionários nunca foi tão discutida e valorizada.


Eu, particularmente, espero que as empresas tenham aprendido a vantagem do trabalho remoto e abracem essa prática - nem que seja em um modelo híbrido, com o time revezando alguns dias em casa e outros no escritório. Eu vejo várias vantagens, e não custa relembrar algumas:
  • permitir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • menor ocupação dos escritórios, reduzindo o custo da empresa com infra-estrutura (imagina, por exemplo, cortar seus gastos com os escritórios pela metade - aluguel, água e luz, imobiliário, etc);
  • diminui a movimentação de pessoas, com redução do trânsito e da poluição nas grandes cidades;
  • permite a contratação de pessoas fora dos grandes centros (São Paulo, Rio e capitais), democratizando o acesso ao trabalho e melhorando a economia local. Poderíamos reduzir a grande concentração econômica que temos nas grandes cidades brasileiras.
Tenho vários colegas que, graças ao trabalho remoto, saíram de São Paulo em busca de melhor qualidade de vida: mudaram para o interior ou voltaram para suas cidades de origem. Mas, mesmo que muitas empresas optem pela volta ao escritório, eu acredito que a possibilidade de trabalho remoto vai se tornar um forte elemento para atração de talentos.


Vamos torcer para que a maioria das empresas abrace o trabalho remoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário