Veja as dicas do artigo para termos um regime de trabalho em home office mais produtivo:
- Não trabalhe de pijama: Embora seja uma prática frequente, e que pareça ser confortável, trabalhar de pijama condiciona o cérebro a diminuir o ritmo das atividades. O mais indicado é seguir uma rotina parecida com o trabalho presencial, e isso inclui vestir roupas específicas para o trabalho, mas que podem (e devem) ser roupas leves e confortáveis. Fique atento quando fizer reuniões virtuais, e use uma roupa adequada nessas ocasiões;
- Cumpra seu horário de trabalho: Mesmo estando em casa, esforce-se por seguir uma rotina de trabalho, com horários estabelecidos de início, pausa e término. Por exemplo, se você tinha o hábito de chegar no escritório as 10h, você pode manter esse horário para início do trabalho remoto. Ficar em casa abre portas para inúmeras distrações, sejam com a família, com os animais ou com demais questões pessoais. Também é comum as pessoas seguirem trabalhando até tarde da noite. É importante delimitar um horário de trabalho e segui-lo corretamente para evitar queda de produtividade e acúmulo de tarefas, além de garantir a sua qualidade de vida. Para funcionar, o home office exige disciplina e organização, caso contrário, é fácil perder prazos;
- Escolha um ambiente calmo e evite distrações: Evitar barulho excessivo e muitas distrações é um dos pontos centrais para conseguir manter a produtividade durante o trabalho remoto. O mais indicado é escolher um ambiente que remeta ao local de trabalho da empresa, que seja confortável, bem iluminado e silencioso;
- Alinhe as expectativas e procedimentos com a empresa: O primeiro passo para o alinhamento de expectativas é a confiança entre a empresa e o gestor nas suas equipes e colaboradores. O empregador precisa orientar se é preciso estar conectado o tempo todo, estabelecer rituais de alinhamento entre as equipes (reuniões e conversas periódicas), horários de trabalho e explicar em quais dias os profissionais poderão fazer uso do benefício, entre outros. Já o profissional deve ser claro quanto às suas responsabilidades e cumprir com os acordos firmados, caso contrário, perderá credibilidade perante seus gestores;
- Crie uma agenda e compartilhe com a equipe: A agenda compartilhada é uma ferramenta importante para o controle de atividades que foram ou devem ser realizadas pelo time, e para ajudar no acompanhamento dos resultados. Além de orientar a equipe, também pode ser útil para evitar interrupções durante o expediente, que desconcentram os profissionais. Basta adicionar um status de disponibilidade e indicar os momentos em que estará indisponível (por exemplo, por causa de reuniões, intervalos em que precisa focar em uma tarefa e, até mesmo, horários reservados para compromissos pessoais).
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