quarta-feira, 10 de junho de 2020

Dicas para um Home Office mais produtivo

O portal de notícias 6 Minutos publicou há pouco tempo atrás uma pequena reportagem com dicas para manter um ritmo de trabalho produtivo quando estiver trabalhando de casa.

Veja as dicas do artigo para termos um regime de trabalho em home office mais produtivo:
  • Não trabalhe de pijama: Embora seja uma prática frequente, e que pareça ser confortável, trabalhar de pijama condiciona o cérebro a diminuir o ritmo das atividades. O mais indicado é seguir uma rotina parecida com o trabalho presencial, e isso inclui vestir roupas específicas para o trabalho, mas que podem (e devem) ser roupas leves e confortáveis. Fique atento quando fizer reuniões virtuais, e use uma roupa adequada nessas ocasiões;
  • Cumpra seu horário de trabalho: Mesmo estando em casa, esforce-se por seguir uma rotina de trabalho, com horários estabelecidos de início, pausa e término. Por exemplo, se você tinha o hábito de chegar no escritório as 10h, você pode manter esse horário para início do trabalho remoto. Ficar em casa abre portas para inúmeras distrações, sejam com a família, com os animais ou com demais questões pessoais. Também é comum as pessoas seguirem trabalhando até tarde da noite. É importante delimitar um horário de trabalho e segui-lo corretamente para evitar queda de produtividade e acúmulo de tarefas, além de garantir a sua qualidade de vida. Para funcionar, o home office exige disciplina e organização, caso contrário, é fácil perder prazos;
  • Escolha um ambiente calmo e evite distrações: Evitar barulho excessivo e muitas distrações é um dos pontos centrais para conseguir manter a produtividade durante o trabalho remoto. O mais indicado é escolher um ambiente que remeta ao local de trabalho da empresa, que seja confortável, bem iluminado e silencioso;
  • Alinhe as expectativas e procedimentos com a empresa:  O primeiro passo para o alinhamento de expectativas é a confiança entre a empresa e o gestor nas suas equipes e colaboradores. O empregador precisa orientar se é preciso estar conectado o tempo todo,  estabelecer rituais de alinhamento entre as equipes (reuniões e conversas periódicas), horários de trabalho e explicar em quais dias os profissionais poderão fazer uso do benefício, entre outros. Já o profissional deve ser claro quanto às suas responsabilidades e cumprir com os acordos firmados, caso contrário, perderá credibilidade perante seus gestores;
  • Crie uma agenda e compartilhe com a equipe: A agenda compartilhada é uma ferramenta importante para o controle de atividades que foram ou devem ser realizadas pelo time, e para ajudar no acompanhamento dos resultados. Além de orientar a equipe, também pode ser útil para evitar interrupções durante o expediente, que desconcentram os profissionais. Basta adicionar um status de disponibilidade e indicar os momentos em que estará indisponível (por exemplo, por causa de reuniões, intervalos em que precisa focar em uma tarefa e, até mesmo, horários reservados para compromissos pessoais).

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