terça-feira, 20 de março de 2012

Home office fora de casa

Uma pesquisa divulgada no início deste ano apresenta uma informação interessante para quem trabalha ou pretende trabalhar em casa:
  • 52% dos profissionais entrevistados trabalham remotamente a partir de centros empresariais, clubes, bibliotecas e áreas informais, como lanchonetes e cafés, por exemplo.
  • Além disso, 72% dos entrevistados disseram que passam três dias ou mais por semana no seu "local alternativo".

Esta pesquisa destrói a idéia de que trabalhar remotamente significa trabalhar obrigatoriamente em casa. A verdade é que nem todo mundo se adapta bem a necessidade de trabalhar dentro da própria casa. Algumas podem não ter uma infra-estrutura boa em casa (uma sala adequada, recursos de TI ou link Internet, por exemplo), ou precisam fugir do ambiente familiar, que pode causar interrupções indesejadas (como filhos, família, etc).

Outro motivo para procurar um local externo para trabalhar remotamente, ao meu ver, pode ser o sentimento de solidão, devido a falta de interação com pessoas. Nem todo mundo se sente confortável vivendo isolado na própria casa, quase um ermitão, as vezes sem sequer ver a luz do sol. Eu mesmo, em alguns momentos, mantenho a televisão ligada apenas para ter algum barulho ou afastar a solidão durante o trabalho. Mas, neste caso, é importante que a TV não se torne uma distração. Por isso, se você ligar a TV, eu recomendo deixar em um canal de notícias ou de música. Nada de assistir a Sessão da Tarde ou Malhação.

Outras dicas para evitar a solidão e o isolamento profissional quando estiver trabalhando de casa incluem aproveitar o horário do almoço para se encontrar com colegas de profissão que estejam por perto e também frequentar alguma academia no inicio ou final do dia. Além de ser saudável, a ida até a academia te força a sair de casa e distrair a mente, além de ajudar a impor um ritmo e um horário de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário