quarta-feira, 7 de março de 2012

Algumas dicas da FoxNews para trabalhar de casa

A FoxNews publicou um pequeno artigo entitulado "Tips for Staying Productive While Working From Home" com algumas dicas básicas para quem pretende trabalhar a partir de casa.

As dicas são bem conhecidas, mas não custa repeti-las:
  • Mantenha-se profissional. Independente de trabalhar de casa ou não, o artigo destaca a importância de manter uma postura e uma aparência profissional. Evite ruídos quando estiver atendendo o telefone e separe a linha residencial da linha do escritório (ou celular).
  • Minimize as distrações. Este é um problema comum até mesmo para quem trabalha em escritório, mas a coisa fica pior quando você trabalha em casa. Tenha um ambiente definido de trabalho, calmo e isolado, e tente ficar o máximo nele, evitando distrações e interrupções de familiares e amigos. O artigo também lembra de evitar acessar redes sociais. A televisão também é uma grande tentação e uma inimiga da produtividade. Cuidado também com o famoso "Jaque": "Já que você está em casa, que tal dar uma passadinha no mercado durante o dia, receber o encanador, ou assistir aquele filme super legal que vai passar na Sessão da Tarde?"
  • Defina um cronograma e tenha metas para si mesmo. O artigo apenas menciona isso, mas eu considero tão importante que prefiro colocar como um ítem separado. Tenha claro quais são as atividades que você precisa realizar a cada dia e também durante a semana. Se possível faça uma lista de tarefas e monte uma agenda - e não se esqueça de incluir os horários para reuniões, conference calls, etc. Quem trabalha em casa normalmente é cobrado por produtividade, entregáveis e atender os prazos: por exemplo, você tem que entregar um relatório em um determinado dia. Se você se planejar, não precisará virar a noite na véspera de entregar o relatório para o chefe.
  • Defina o seu escritório como um espaço de trabalho. O sofá pode parecer confortável, mas fuja dele e trabalhe em uma mesa. Seu escritório em casa deve estar arrumado, organizado, confortável e limpo.
  • Pausa. Outro ítem que eu considero importante mas o artigo apenas comenta rapidamente. Tenha pausas programadas no trabalho: pausa para o almoço, lanche da tarde, etc. Quem não faz uma paradinha para um café, um cigarro ou um siples bate-papo quando está no escritório? Uma paradinha durante o trabalho é boa para descansar o cérebro, mas fuja da tentação do cochilo, de ligar a TV, etc. A pausa tem que ser breve e esporádica.
  • Equilíbrio. A liberdade de horário pode pregar duas armadilhas: a distância do escritório te deixa mais próximo da família (perigosamente próximo, a ponto de dar atenção para a casa ou família durante o horário de trabalho), ou podem incentivar sua tendência de workaholic. Quem trabalha em escritório tem uma separação física entre o trabalho e o lazer: você tem que sair do escritório, pegar o carro e ir para casa. Quem trabalha de casa não tem essa berreira, e portanto, pode começar ou erminar de trabalhar a qualquer momento: muito cedo ou muito tarde. Por isso é importante programar o seu dia. Outra dica do artigo é aproveitar as paradas para o almoço para se encontrar com a família.


E, o mais importante de tudo, que o artigo também não menciona: tenha auto-controle e disciplina. Sem isso, nada do que falamos acima vai ter alguma utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário