terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Home Office e o Desafio da Disciplina


Trabalhar em Home Office exige disciplina para que você mantenha um ritmo de trabalho constante e produtivo. Na verdade, qualquer trabalho depende de disciplina e motivação, mas no caso do trabalhador remoto, isto é algo que ele mesmo deve gerenciar por conta própria. Ou seja, estamos falando de algo como uma "auto-disciplina".

No caso do trabalho remoto, a disciplina significa manter um auto-controle sobre sua produtividade e metas, e não necessariamente envolve o sentido mais literal da palavra, que é aquele relacionado a obediência a um superior ou organização. Neste sentido, a disciplina no trabalho diário é influenciada por outros fatores como a organização, persistência e motivação:
  • Organização: manter uma disciplina envolve saber organizar suas tarefas, idéias e etapas de acordo com o trabalho a ser realizado, com os prazos e suas metas. Priorize as tarefas e controle as horas gastas, focando no que deve ser feito antes e nas atividades mais importantes. Para isso, pode-se utilizar recursos como "to-do" lists, agendas, e até mesmo ferramentas de gerenciamento de projetos para distribuir as atividades e seus entregáveis no decorrer de dias, semanas ou meses. Com a correta estratégia e métodos, é possível cumprir as tarefas dentro dos prazos e evitar que diversas tarefas se acumulem. Manter um ambiente de trabalho organizado também ajuda !
  • Persistência: manter o foco nas atividades a serem realizadas dentro dos prazos planejados, evitando desvios e, principalmente, distrações - algo extremamente comum para quem trabalha em home office e conectado constantemente na Internet. Acredite, o e-mail e as redes sociais (principalmente o Facebook e o Twitter) são grandes inimigos nessa hora. Ok, é bom relaxar a cuca de vez em quando, mas tente fazer isso somente em intervalos pequenos e específicos durante o dia. As vezes, para focar no trabalho, pode ser necessário que você fique totalmente desconectado da Internet, evitando distrações (eu faço muito isto, principalmente quando estou prestes a finalizar um trabalho). Não é necessário chegar a ponto de estabelecer horários muito rígidos, se você souber evitar as distrações.
  • Motivação: Ela influencia o interesse e a força de vontade para cumprir as tarefas do dia-a-dia - e, consequentemente, impacta positivamente ou não na disciplina. Cumprir as tarefas exige esforço, e o esforço exige motivação. E não se esqueça que, se você conseguir se organizar corretamente e trabalhar com disciplina, poderá ter mais tempo livre, ou arranjar horário para encaixar atividades que lhe dêem prazer, como ir a academia, fazer um curso, passar mais tempo com a família, etc. Motivou?

O mais importante é que cada um tem a sua própria forma de se organizar para produzir melhor, e por isso mesmo eu não gosto de usar receitas-de-bolo. Há pessoas que trabalham melhor em ambientes silenciosos, e outras que preferem trabalhar ouvindo rock-and-roll. Eu mesmo sempre gostei de estudar ouvindo música. As receita de bolo são importantes se você estiver totalmente perdido e não tiver encontrado o seu ritmo próprio de trabalho, mas a disciplina pode ser aprendida e aperfeiçoada com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário